sexta-feira, 1 de junho de 2007

A Múmia

Não, não vou falar da Helena Lima, se não teríamos de mudar o nome do blog para ‘Oh FEUP não te posso ver à frente’. Pretendo falar-vos de uma conclusão a que cheguei um noite desta semana. Estão a ver o filme ‘A múmia’? Pois bem, aquele tipo que representa o herói é engenheiro. E como é que eu sei isto? Simples, ora venham comigo ver as semelhanças…

O tipo vai numa expedição até uma cidade perdida do antigo Egipto e é atacado por toda a gente. Ora, toda a gente sabe que quando acontece alguma coisa e não se sabe quem é o culpado na Academia, cai sempre tudo em cima da FEUP (se calhar é por isso que os engenheiros são quase todos grandes bichos, porque têm as costas largas. Enfim, continuando…), tornando os engenheiros (coitadinhos, que não fazem mal a ninguém) nos bodes-expiatórios.

O tipo está preso e prestes a ser enforcado quando lhe aparece uma mulher à frente e ele decide dar-lhe um beijo. Tenho a certeza que todos os engenheiros fariam o mesmo (todos os homens, no geral) e mais não digo sobre o assunto porque eu também o faria.
O tipo encontra um antigo ‘amigo’ que depois até vem a juntar-se à dita múmia e como é que o trata? Então, com aqueles modos carinhosos que muitos vezes já vi por estes corredores: agarra-lhe os colarinhos e manda-o fora de um barco, contra as paredes e contra os móveis, quase lhe arranca a cabeça numa ventoinha… Deve ser por isso que aqui na FEUP não há daquelas ventoinhas de tecto.

O tipo está com a tipa, que tem um livro usado para ressuscitar os mortos e avisa-a que pode ser perigoso lê-lo. Engenheiro que é engenheiro também tem medo de ler livros que não sejam banda desenha (padrinho não é uma indirecta, é apenas um dado estatístico) e, às vezes, sem saber muito bem como, até tem razão numa ou outra frase que diz.

O tipo encontra uma múmia que regressa do mundo dos mortos com vontade de matar tudo e todos e, depois de lhe dizerem que ela é imortal, ele manda-lhe um tiro e pensa que já resolveu o assunto. Parecem-me óbvias as semelhanças aqui. O engenheiro não só não ouve o que lhe dizem, como considera que tudo na vida vai ao sítio com uma pancada ou um tiro de caçadeira.

O tipo consegue mandar o espectro para o local de onde veio (com muita sorte), fica com a tipa e volta como se fosse um herói. O engenheiro acaba sempre por conseguir fazer aquilo que quer ou que tem de fazer, mais uma vez sem saber muito bem como, e acaba como herói, sem o qual a humanidade estaria condenada.


No meio disto tudo só não percebo porque é que a minha personagem favorita do filme é aquela que um engenheiro nunca conseguiria ser: a múmia.

8 comentários:

izzie disse...

Para tudo isto há apenas uma "palavra": LOL

aldasilva disse...

Lipa, já largavas a TvCabo!!! :P
E eu também gosto de Banda Desenhada, e depois? Não posso ir ao Egipto, se calhar...
Olha, estou contente! Sinto-me realizada! Acabei de enviar o meu primeiro Email Dinâmico :')
Para não variar, um carro com as luzes acesas... :')

Unknown disse...

LOOOOOOOOL

Lindo... Adorei

Filipa Moreira disse...

Já mandavas era um mail dinâmico com publicidade deste espaço fantástico na web...

aldasilva disse...

Era :o
Manda tu :O :D

Filipa Moreira disse...

Oh... Sabes que eu mesmo que veja um carro com as luzes ligadas não mando mail's dinâmicos porque penso 'Vais tar a ajudar uma pessoa e a irritar as outras 6999'...

Zé Luis disse...

Quando li 'Múmia' pensei que ias falar de um certo professor de análise matemática...err...bem...adiante... :D

EXcelente comparação! :P Gostei especialmente da justificação da ausência de ventoinhas!! :D Quando li o que se passou com o herói da múmia dei por mim a pensar o que raio iam ter os engenheiros de semelhante aquilo mas depois cheguei à conclusão e: 'Ah claro!'

LOL

E sim! Os e-mails dinâmicos podiam ser irritantes por vezes!

Filipa Moreira disse...

Por acaso o prof de Análises de Matemática não se chama Pedro?