quinta-feira, 17 de maio de 2007

Give me 5

--Perdoem-me aqueles que ainda não fizeram Análise Matemática, mas este post vai exigir dos leitores um esforço considerável...--

Ontem, estava eu a fazer o cabeçalho e o relatório de estágio, e fiquei confusa. Ora, em todo o material OFICIAL da Faculdade de Engenharia aparecem 5 icones, que eu sempre pensei que representassem os 5 Departamentos. Mas afinal a FEUP tem mais dois departamentos. A minha pergunta é: 'Porque é que os outros dois Departamentos não têm direito a icone? Portaram-se mal, foi? Fizeram asneiras e agora são considerados Departamentos non gratos?'
No entanto, as coisas não ficam por aqui. Convido-vos agora a uma viagem pelo magnifico mundo da iconografia visual (?)...

Departamento de Química

--Dadas as confusões que atravessam a minha mente, já não tenho a certeza, mas acho que é o primeiro que aparece no nosso cabeçalho.--

Meus amigos... O que é aquilo? Uma molécula? A mim parece-me um desenho feito pelos miudos da primária de um extraterrestre (ou de algum ser que possa ter corninhos). E porque é que não está centrado? Para dar a ideia que é um pormenor de algo maior(como todos os outros)? Então não seria melhor aumentar a molécula? Não sei...

Departamento de Electrotécnica e de Computadores

Sobre este não vou dizer muito porque não sou eu que trabalho lá (é a weevil) e até é um dos meus departamentos favoritos... Vou só dizer o que a weevil me disse ontem 'O de Electro? É aquele segundo, que parece que são espermatozóides'... Será isto uma forma subliminar de querer afirmar alguma coisa?

Departamento de Civil

OK. Vamos respirar fundo. Isto parece ser uma ponte, à primeira vista... Mas... Mas... Não vos parece que a ponte se está a afundar? E, para ser sincera, à primeira vista não me parece uma ponte, mas sim a cabeça de um ranger com mau-feitio...

Departamento de Mecânica e Gestão Industrial

Sobre este posso falar mais (afinal é o meu Departamento ou não é?)... Mas as conclusões vão ser identicas às de Electro... Não, não parecem esperamatozóides, mas sim óvulos... Ou então aquelas florzinhas de algodão que teimam em voar e se colar às nossas roupas nestes últimos tempos. De qualquer forma, parece tudo menos um icone de homem. Eu se fosse os meninos de Mecânica fazia greve às aulas até me mudarem o icone...

Departamento de Minas

--Ou será de Metalurgia e de Materiais?--

Ondas... Boa! Este Departamento é boa onda, mas... Sei lá. Será que os engenheiros conseguem perceber estes icones ou já os reconhecem sem terem de pensar neles? Que raios. Este icone deixa-me mesmo intrigada. Porque nem o consigo atribuir a um Departamento. Pensava que era Minas por causa do Ambiente e assim, mas também pode ser um material qualquer e pertencer a Metalurgia...

16 comentários:

aldasilva disse...

Ora, ora... As coisas que eu digo em private a passarem para o domínio público! :P ;)
Mas sei que há quem partilhe da opinião que tenho acerca desse ícone. Não que não goste dele ou que não o ache representativo, mas pronto. Se calhar quer dizer que é um departament muito macho! Ora bem! (Devo ter escolhido o sítio certo para estagiar, então. :P)
-
Acho tão giro haver ícones e essas coisas fofas...

martinha disse...

eu gosto dos bixinhos!!

axo k o de eletro se percebe mt bem :p tem a ver com conectividade e fusiveis and stuff! nice :)

o ultimo nao pode ser de minas... tem tudo a ver com hidraulica! mas isso axo k nao é um departamento da feup... mas tb isso nao me interessa ! :)

amo.te LIPA!

Filipa Moreira disse...

Eu tenho de colocar aqui um upgrade ao que escrevi... Ninguém no meu laboratório (NINGUÉM!!!!!!!!!) sabe o que é aquele último icone. Senhores que fizeram isto, eu se fosse a vocês começava a procurar outro emprego...
Eu se soubesse o que sei hoje também tinha ido para Electro...

aldasilva disse...

Martinha, vamos cantar: Amo-te Lipa, lalalalala, amo-te lipa, lalalalalala!

Unknown disse...

Eu até gostava de comentar o post, mas como não tenho acesso aos ícones, pelo que me disseram só aparecem nas fitas de por ao pescoço...pronto.. n comento (já comentando lol)

Unknown disse...

Pronto já n me sinto descriminada.. a weevil já me informou que os ditos cujos se encontram no topo do blog..lol

Zé Luis disse...

Bem, eu, como um antigo membro do departamento que mais polémica parece que gerou, tenho a dizer: Então não se vê logo o que aquilo é?!

Mas pronto, também se pode dizer que ter um ícone que tenta estabelecer a virilidade dos seus membros não é assim tão mau como isso! :P Se bem que faz pensar na situação dos raros mas existentes membros femininos do dito cujo!

Eu disse antigo mas acaba por nunca ser antigo. Porque quando és de um departamento...é-lo para todo o sempre!! :D

Já agora um pequeno aparte, o facto de os ícones de Electro e Mecânica estarem mais visíveis que os restantes só quer mesmo reflectir os departamentos aos quais as fundadoras do blog pertencem ou tem um significado mais profundo?! ;)

aldasilva disse...

Mas pronto, também se pode dizer que ter um ícone que tenta estabelecer a virilidade dos seus membros não é assim tão mau como isso! :P Se bem que faz pensar na situação dos raros mas existentes membros femininos do dito cujo!

Eu diria que as mulheres até são mais macho do que o costume.. Não que tenham bigode, mas por serem menos pipis, lol. Estou no gozo ;)

Já agora um pequeno aparte, o facto de os ícones de Electro e Mecânica estarem mais visíveis que os restantes só quer mesmo reflectir os departamentos aos quais as fundadoras do blog pertencem ou tem um significado mais profundo?! ;)

Ora bem... Informática está junto com Electro e, falando por mim, esse é um curso altamente xD
Além disso, estou no DEEC a estagiar. :) Também o Departamento que tem mais relação com o meu curso, com Multimédia. =)
Já a parte de Mecânica, deixo para a Phillypa explicar. ((:

\o

Filipa Moreira disse...

A Phillypa sou eu? :p

Pois é... Lembro-me da manhã em que tudo isto começou como se fosse ontem (que por acaso até foi). Eu pedi à weevil uma foto dela para colocar no cabeçalho, mas depois pensei que a iniciativa podia dar para o torto e todos iam conhecer as nossas caras. Foi então que surgiu a ideia dos icones.

Eu também gosto muito de Informática (se vier para a FEUP estudar deve ser para lá), mas aprendi a gostar de Mecânica. E, para ser sincera, são os únicos departamentos onde tenho amigos... :(

aldasilva disse...

Tens nos sítios onde é preciso! (Grande frase... :P)

Zé Luis disse...

Sim, eu também concordo que Informática é um curso altamente!! :D

Isso de dar mais enfâse a certos departamentos não vai chatear os outros?

Isto é 'Amo-te FEUP' e não 'Amo-te Departamento de Electro e Mecânica' certo?

Just kidding y'all! :D

aldasilva disse...

LOL, "Amo-te Departamento-do-ramo-de-Multimédia-de-JCC-que-ainda-não-existes" :D~~~~

UnfinishedSong disse...

"Amo-te FEUP", Phillypa? Sinceramente, sinceramente... Daqui a pco tás-me a dizer q afinal n és do FCP...

O_o ah, pera tu n és d facto ...

Apesar de tudo e de ser letras quem manda aqui...=p Parabéns pelo novo blog e aguardo mais actualizações estranhas deste género... ;) bjinho*

Sofia disse...

Ora, como ex-aluna do departamento de engenharia química devo dizer que nos 5 anos que por aí andei não me lembro de ver esses símbolos...
Quando ao que supostamente representa o DEQ, provavelmente simboliza uma molécula de água (um átomo de O e 2 de H).

Já agora queria dar-vos os parabéns pelo blog e de certeza que vou cá voltar! ;)

aldasilva disse...

Obrigada :D
Eu acho que esses símbolos foram criados no ano passado, por causa dos 80 anos da FEUP (para vir a tempo das comemorações e para divulgar na Mostra da UP do ano passado). Até achei giro ^__________^

Sofia disse...

Então assim está explicado.... Digamos que já sou "antiguinha"... :P