terça-feira, 22 de maio de 2007

Canal História

Há um tempo atrás estava sentada no sofá com a televisão ligada. Estava a ver o Canal História e... Não sei se mais alguém partilha a minha opinião. Cada vez me surpreendo mais, de um modo positivo, com este canal. É que conseguem fazer documentários sobre temas nenhuns e dizer mais do que aquilo que é bvio. Não vou aqui falar da minha última experiência de lixas e palhas de aço, mas sim de um tema que agrada a todos... Betão!


O Betão é um materil usado em construção cívil e é composto por cimento, areia, pedras e água, podendo ter ou não aditivos. A mistura entre materiais que o compoem ´tem o nome de dosagem.

Ao adicionar-se água ao cimento desencadeia-se uma reação química que muda as propriedades deste, que passa a ser aglomerante. Se a água for em quantidade insuficiente a reação não se realiza totalmente, mas se for em quantidades superiores, diminui a resistência do composto, uma vez que a água ao evaporar vai deixar poros. As pedras aumentam a resistência enquanto que a areia vai fazer com que a porosidade diminua. A porosidade tem ainda influência na impermeabilidade e na durabilidade das estruturas.

Materiais constituintes do Betão:
Ligante - cimento, cal, barro...
Agregado - areia, brita...
Aditivo - plastificante, retardador de pega...
Adições - cinza volante, pozolanas...

Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão do Betão conhecida por pozzolana. Antigamente, este Povo construia os seus edíficios em
pastas de areia, mas com a introdução das Batalhas Navais, estas estruturas não
aguentavam a pressão das águas e tiveram de recorrer a algo mais resistente.

O que seria dos Engenheiros de hoje sem os Romanos de ontem? E porque é que eu fiz um post sobre Betão? Então, é simples. Porque escrevo sobre o que me apetece, porque já fiz o panfleto e durou menos tempo do que eu pensava, mas principalmente, porque posso!!! :)

8 comentários:

Zé Luis disse...

Esses sim eram grandes engenheiros!

Em relação a postar quando se pode vale a frase dita por um desses romanos: Veni, vidi, vici

Ou então a versão aportuguesada dessa frase que podem ver escrita nas paredes da estação de comboio de General Torres se por lá passarem: Eu quero, eu posso, eu faço! :D

Filipa Moreira disse...

Os Romanos? Eu não tinha a ideia que os grandes avanços na área da engenharia tinham origem neste Povo. Tenho visto muitos documentários, sobre coisas básicas (o JK tem razão quando diz que eu consigo posuir um vasto conjunto de informação sem interesse nenhum), e fico parva (literalmente).
Além da sua cultura fantástica, da máxima 'Banquetes e Bacanais' e do hábito recém-adquirido pelos praxistas do Porto não-gosto-de-ti-mando-te-para-os-leões, as grandes obras de engenharia...

E o óscar par melhor civilização antiga vai para... :P

Zé Luis disse...

Não sei se deram grandes avanços...

Digo mais grandes engenheiros porque em comparação com agora, com os conhecimentos e recursos que tinham na altura, dou-lhes mais valor.

Não que não se façam coisas fantásticas actualmente. Mas as coisas antigamente penso terem sido muito mais difíceis de fazer...

aldasilva disse...

Ora bem, Filipa... Há quem diga que o Betão é a coisa mais importante que o homem inventou.
A Maria diria que eles deviam estar a olhar para o lado quando o Freehand foi inventado. E eu é mais lanches mistos :P

Agora a sério, acho muito bem que andes a ver essas coisas, mas será sinal de que tens tempo livre? :O Não devias estar a trabalhar para.. Ergonomia? :x Ou sou só eu que tenho montes que fazer? :)

E por falar nisso, tenho que dormir. Mesmo. Vou dormir. **

Filipa Moreira disse...

A melhor invenção do mundo é sem dúvida o salto alto em agulha... Desculpem-me mas só muito dificilmente mudo de opinião...

Eu estou com um pequeno problema sonorifero (=de sono) e quando vou para a cama tenho tendência a ligar o televisor e ou paro em programas de Wrestling ou no Canal História. Por acaso tenho aprendido coisas que têm tanto de giras como de úteis. Ontem estive a ver documentários sobre a destruição do planeta e o Relógio do Juízo Final. A mensagem é 'Cuidado com a nonotecnologgia' e mais não digo... (vou trabalhar)

aldasilva disse...

A melhor invenção do mundo é sem dúvida o salto alto em agulha... Desculpem-me mas só muito dificilmente mudo de opinião...

Eu fico-me pelas sapatilhas e pelo Control + Z... :]

Filipa Moreira disse...

Podiamos estar aqui até amanhã de manhã, mas eu tenho de dizer que também admiro muito as águas de diversos sabores e o SQL. :p

aldasilva disse...

Tu sempre gostaste de SQL!
De águas com sabores é que já não sei :x